terça-feira, 17 de março de 2015

DEFINIÇÃO DAS PRIORIDADES DA ESCOLA
A Secretaria da Educação têm estudado com toda a rede sobre o P.P.P ( Projeto Político Pedagógico). A equipe gestora teve formações, para que cada escola da rede possa reconstruir/construir seu documento, que é único em cada Unidade. Por isso foi proporcionando o dia 6/03/2015 para que reuníssemos professores, funcionários e pais para debatermos sobre o PPP.
Inicialmente fizemos uma pesquisa para ver que pais desejariam participar do Conselho de Escola e Associação de Pais e Mestres ( A.P.M), explicando em breves palavras como funcionam cada um dos colegiados e que horários eles se reúnem, e tivemos trinta e cinco pais que desejam participar, sendo que no ano passado só três pais se mostraram interessados. Embora a participação dos pais ainda seja seja pequena, foi um aumento significativo de pais que se mostraram interessados em participar.
 A participação da comunidade escolar nessa etapa ainda foi pequena, mas tivemos representação de pais, professores e funcionários pensando  sobre quais as necessidades prioritárias da escola e o que pode ser feito para saná-las.
Nossa escola é vista  pela comunidade como referência no bairro, pois tem uma procura por vagas muito grande, mas sabemos que existem muitos pontos frágeis que podem ser melhorados na Unidade .
A escola  após levantamento de dados  de caracterização do município e do bairro em que a escola está inserida e de debate com a comunidade escolar sobre a caracterização da Unidade definiu algumas prioridades para seu Projeto Político Pedagógico (P.P.P) com o objetivo de melhorar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem da escola.
De acordo com AZEVEDO (2005) o P.P.P deve mostrar cada escola como ela de fato é, com seus pontos fortes e seus pontos frágeis, por isso quanto mais democrática a escola for, mais ela conseguirá alternativas para problemas do seu cotidiano.
As ações prioritárias da escola no seu Projeto Político Pedagógico definidas através de debate com professores, funcionários e pais foram: manutenção do prédio escolar, pintura do prédio, melhoria dos brinquedos do parque, acompanhamento mais intenso de alunos faltosos, materiais pedagógicos de qualidade como novos livros para a sala de leitura e materiais esportivos, aprimoramento da sala de leitura da escola e participação da comunidade no cotidiano escolar.
Temos como prioridade a manutenção da estrutura do prédio que tem graves problemas de infiltração,  elétrica, hidráulica, bem como problemas de estrutura na construção sendo que muitas paredes estão cedendo.
Em termo de manutenção a equipe gestora encontrou  o prédio em total  abandono, sendo um trabalho penoso para recuperá-la. Consideramos que nosso prédio está abandonado pelo poder público, pois após constantes pedidos das diversas gestões apenas pequenos reparos foram realizados o que não são suficientes para melhorar a qualidade do prédio.
Por isso temos como ação: monitorar os ofícios encaminhados para a prefeitura e a busca de parceiras com a comunidade.
Para a pintura das salas e melhoria dos brinquedos do parque a escola irá buscar parcerias com a comunidade.
O acompanhamento de alunos faltosos será mais intenso, pois tivemos vários alunos retidos por faltas.  A frequência dos alunos será acompanhada pelo processo  “Onde está o Wally?” onde a Orientadora Pedagógica entra em contato com o pais dos alunos faltosos para saber os motivos seja através de telefonemas ou convocações bem como orientações sobre a importância da frequência dos alunos; e após essas medidas os casos são encaminhados ao Conselho Tutelar.
Para adquirir materiais pedagógicos de qualidade como novos livros para a sala de leitura e materiais esportivos serão utilizados recursos como o PDDE e arrecadação de contribuição voluntária dos pais.
O aprimoramento da sala de leitura da escola será feito através da adesão do Projeto da prefeitura: Salas de leitura : novos olhares.
E a participação da comunidade será feita através de informativos, pesquisas, horários diferenciados de reuniões para que mais pais tenham chance de participar.
Consideramos que a manutenção do prédio escolar, a pintura do prédio,e a melhoria dos brinquedos do parque são fundamentais para um bom acolhimento dos alunos.
O acompanhamento mais intenso de alunos faltosos, materiais pedagógicos como novos livros para a sala de leitura, aprimoramento da sala de leitura da escola e materiais esportivos irão ajudar no aprendizado dos alunos.
A participação da comunidade no cotidiano escolar faz com que a escola seja de fato democrática e são a base para que todos busquem juntos a melhoria do processo de ensino e aprendizagem dos alunos.
O Projeto Político Pedagógico deve ser constantemente debatido para que a escola tenha cada vez mais melhores resultados. De acordo com VEIGA (2003), o Projeto Político-Pedagógico deve debater de forma permanente os pontos frágeis da escola, com o objetivo de se buscar ações para saná-las.
Sabemos que a cultura escolar no entanto encontra dificuldades de criar seu planejamento politico pedagógico por escrito, pois se acredita que esse documento não mostra de fato o cotidiano escolar. FUSARI (1998) nos mostra que isso acontece porque os professores acreditam que podem trabalhar sem planejamento, que não adianta planejar pois os problemas da escola sempre levam ao improviso, que o planejamento é apenas teórico não refletindo a prática .
Por isso é um trabalho árduo mostrar que isso não é verdade. Ao realizar o diagnóstico da Unidade refletimos sobre os pontos fortes e pontos frágeis que a escola apresenta e estamos buscando caminhos para uma educação de qualidade.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
AZEVEDO, Janete Maria Lins de. O projeto político-pedagógico no contexto da gestão escolar. Salto para o Futuro, Série : Retratos da Escola, Boletim 12, junho/julho. 2005. Disponível                        em: < http://www.tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/150822RetratosEscola.pdf>. Acesso em: 10 mar. 2015.
FUSARI, José Cerchi. O planejamento do trabalho pedagógico: algumas indagações e tentativas de respostas. Série Ideias n. 8. São Paulo: FDE, 1998, pp.  44-53.
VEIGA, Ilma Passos A. Projeto Político-Pedagógicos da escola: uma construção coletiva. In: VEIGA, Ilma Passos A. (org.) Projeto Político-Pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: 2003 16ª.ed.







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