AVALIAÇÃO
INSTITUCIONAL, NA PERSPECTIVA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA
A
avaliação institucional, tem como função descobrir as potencialidades da escola
e corrigir os aspectos avaliados. É um instrumento de melhoria da qualidade do processo
de ensino e aprendizagem, pois ajuda na identificação de problemas.
Consideramos
importante dois aspectos na avaliação institucional: Auto avaliação da
comunidade escolar e reflexões sobre o resultado das avaliações externas.
Escolhemos
aspectos a serem avaliados que consideramos importantes para nossa Unidade. Como
instrumentos a ser utilizados para a coleta das informações e dados desejados optamos
pelo questionário e reflexão do trabalho desenvolvido no cotidiano escolar. Entendemos
que a avaliação é fundamental no nosso cotidiano, pois permite intervenções que
redirecionam o trabalho desenvolvido e também a elaboração de novas estratégias
para uma melhor aprendizagem.
Consideramos
que para uma boa avaliação institucional se faz necessário conhecer melhor nossos
alunos, sua história de vida, suas facilidades e dificuldades, o que a família
espera do trabalho da escola para que possamos buscar meios de oferecer um
ensino de qualidade, onde o aluno seja capaz de transformar sua realidade.
Foram
chamados os colegiados da escola: Conselho de Escola e Associação de Pais e Mestres
(compostos por representantes de cada segmento: professores, direção,
funcionários e pais) para formularem as questões que fariam parte da nossa
Avaliação Institucional.
Nossa
Avaliação Institucional foi composta de perguntas para que cada segmento
pudesse fazer sua avaliação da escola.
Também
fizemos uma pequena avaliação para verificarmos se a comunidade escolar entende
a importância da Avaliação Institucional como instrumento de melhoria na
qualidade da educação e na prática da gestão democrática. Segue abaixo nossa
Avaliação Institucional.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
MINISTÉRIO
DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Básica. Conselho Escolar e a aprendizagem
na escola. Elaboração Ignez Pinto Navarro et al. p. 38-40 (Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, caderno 2, Parte VII e VIII). Brasília: MEC/SEB, 2004.
SOUZA,
Ângelo Ricardo de. [et al.]. Gestão e avaliação da educação escolar. p.32-38.Curitiba:
Ed. da
UFPR, 2005.
GUSMÃO,
Joana Buarque de; RIBEIRO, Vanda Mendes; RIBEIRO, Vera Masagão. Indicadores de
qualidade para a mobilização da escola. In: Cadernos de Pesquisa. v. 35, n. 124, p. 227-251, jan./abr. 2005 |
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