sábado, 28 de março de 2015

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL, NA PERSPECTIVA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA 

A avaliação institucional, tem como função descobrir as potencialidades da escola e corrigir os aspectos avaliados. É um instrumento de melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem, pois ajuda na identificação de problemas.
Consideramos importante dois aspectos na avaliação institucional: Auto avaliação da comunidade escolar e reflexões sobre o resultado das avaliações externas.             
Escolhemos aspectos a serem avaliados que consideramos importantes para nossa Unidade. Como instrumentos a ser utilizados para a coleta das informações e dados desejados optamos pelo questionário e reflexão do trabalho desenvolvido no cotidiano escolar.                                                               Entendemos que a avaliação é fundamental no nosso cotidiano, pois permite intervenções que redirecionam o trabalho desenvolvido e também a elaboração de novas estratégias para uma melhor aprendizagem.                                                                    
Consideramos que para uma boa avaliação institucional se faz necessário conhecer melhor nossos alunos, sua história de vida, suas facilidades e dificuldades, o que a família espera do trabalho da escola para que possamos buscar meios de oferecer um ensino de qualidade, onde o aluno seja capaz de transformar sua realidade.
Foram chamados os colegiados da escola: Conselho de Escola e Associação de Pais e Mestres (compostos por representantes de cada segmento: professores, direção, funcionários e pais) para formularem as questões que fariam parte da nossa Avaliação Institucional.   
Nossa Avaliação Institucional foi composta de perguntas para que cada segmento pudesse fazer sua avaliação da escola.
Também fizemos uma pequena avaliação para verificarmos se a comunidade escolar entende a importância da Avaliação Institucional como instrumento de melhoria na qualidade da educação e na prática da gestão democrática. Segue abaixo nossa Avaliação Institucional.   



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Básica. Conselho Escolar e a aprendizagem 
na escola. Elaboração Ignez Pinto Navarro et al. p. 38-40 (Programa Nacional de Fortalecimento dos 
Conselhos Escolares, caderno 2, Parte VII e VIII). Brasília: MEC/SEB, 2004.
SOUZA, Ângelo Ricardo de. [et al.]. Gestão e avaliação da educação escolar. p.32-38.Curitiba: Ed. da
 UFPR, 2005.
GUSMÃO, Joana Buarque de; RIBEIRO, Vanda Mendes; RIBEIRO, Vera Masagão. Indicadores de 
qualidade para a mobilização da escola. In: Cadernos de Pesquisa. v. 35, n. 124, p. 227-251, jan./abr.
 2005


Nenhum comentário:

Postar um comentário